Translate

Pesquisar neste blog

Terapia artística


Aquarela de Solange Pereira Pinto

"Cor, forma, volumes, disposição espacial, luz e sombra: são estes os instrumentos da Terapia Artística. Enfim, todos os elementos das artes plásticas que são vivenciados através da pintura, da modelagem e do desenho. O enfoque terapêutico está no próprio processo artístico, onde as forças arquetípicas desses elementos entram em consonância com as forças internas que constituem o ser humano e que podem estar bloqueadas ou em desarmonia.

Beleza, ritmo, harmonia e o entusiasmo na observação da natureza, são qualidades também presentes no processo artístico terapêutico. O paciente de terapia artística é, de fato, um agente da sua própria transformação, buscando em um processo contínuo, a expressão de seu equilíbrio. Seja trazendo a forma onde é pouco estruturado, dissolvendo onde há rigidez, trazendo  precisão onde tudo está  vago ou permitindo que a fantasia encante a mente endurecida.

Diante da prática artística enfrentam-se limites e superam-se obstáculos na procura criativa de soluções. As dificuldades são acolhidas e superadas, desenvolvendo-se assim a auto-estima e a confiança. Os pensamentos, as ações e os sentimentos tornam-se mais conscientes. O que a diferencia de um processo apenas artístico é o caminho terapêutico que tem a intenção de transformar cada dificuldade em exercícios que possibilitem os processos de mudança, havendo sempre um propósito, um método e uma atitude interior.

A Terapia Artística pode ser aplicada a todos os casos de doenças ou como um processo de auto-conhecimento e desenvolvimento".

(Texto resumido de autoria de Marcia Abumnasur, publicado na Revista ATP - da Associação Brasileira de Medicina  Antroposófica, ).
 


Venha fazer terapia artística no ateliê Ato com Texto!

Marque seu horário pelo telefone (61) 9961.6971

Nenhum comentário:

Postagens mais acessadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Oficina de dobraduras