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Escrever sobre o ''medo pré-prova'' melhora a nota


Pesquisadores mostram que estratégia de redigir um texto por dez minutos sobre a própria ansiedade diminui insegurança no exame

14 de janeiro de 2011 | 0h 00

Alexandre Gonçalves e Ana Bizzotto - O Estado de S.Paulo
Escrever durante dez minutos sobre as próprias preocupações, antes de começar uma prova, diminui a ansiedade e aumenta a nota. É o que mostra um estudo publicado na última edição da revista Science por psicólogos da Universidade de Chicago.
Daniel Teixeira/AE
Daniel Teixeira/AE
Desafio. Para superar o estresse do vestibular, Jady ouve música e trabalha a respiração
Para Sian Beilock, coordenadora da pesquisa, a estratégia pode ser usada em outros contextos. "De fato, ela deve funcionar em várias situações estressantes: uma apresentação para um cliente, uma palestra ou até uma entrevista de trabalho", aponta Sian. Para comprovar a eficácia do método, os cientistas realizaram dois experimentos.
No primeiro, submeteram 20 alunos do ensino médio a um breve exame de matemática. Então, antes de aplicar uma nova prova, criaram uma situação para induzir estresse: prometeram dinheiro para os melhores colocados. Disseram também que a prova fazia parte de um trabalho em equipe e, portanto, outras pessoas dependiam dos resultados. Por fim, contaram aos alunos que seriam filmados no teste.
Antes de aplicar o segundo exame, metade do grupo deveria escrever por dez minutos sobre os sentimentos e preocupações na iminência da prova. A outra metade permaneceria em silêncio na sala. O desempenho dos voluntários que escreveram sobre sua situação melhorou 5% no segundo teste. O rendimento dos demais, que enfrentaram a ansiedade em silêncio, piorou 12%.
O segundo experimento classificava previamente os estudantes em dois grupos: ansiosos e tranquilos. Antes de um exame de biologia, metade dos ansiosos devia escrever sobre seus sentimentos e a outra metade sobre temas alheios à prova. A análise das notas mostrou que os estudantes ansiosos que descreveram suas preocupações conseguiram desempenho tão bom quanto os tranquilos: conceito B+, na média. Aqueles que escreveram sobre outros temas antes do exame alcançaram um conceito médio inferior: B-.
Gerardo Ramirez, coautor do trabalho, afirma que não vê a estratégia como uma solução para pessoas que sofrem de ansiedade crônica. Ela funcionaria como uma solução temporária para situações concretas de estresse. Em resumo, não substitui o tratamento de transtornos de ansiedade, mas pode ajudar.
O psicólogo gaúcho Fernando Elias José, especialista em ansiedade prévia a exames, elogiou os resultados do estudo americano. "Pretendo dar a dica aos meus pacientes", afirma José. Ele explica que o exercício de escrever sobre os próprios medos leva a ansiedade ao terreno do pensamento - da razão - onde pode ser controlada.
Vestibular. Ao saber do estudo da Universidade de Chicago, a estudante Yukari Guerreiro, de 18 anos, afirmou que escrever sobre o que sentia poderia ter ajudado. "Nunca testei, mas pode ser que funcionasse para aliviar o estresse. Se já desabafasse tudo de uma vez, talvez não pensaria tanto nisso."
No caso dela, o nervosismo contribuiu pela segunda vez para adiar seu sonho: ela não passou nas provas para Engenharia Aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Engenharia Armamentista no Instituto Militar de Engenharia (IME). "Tremo, não penso em outra coisa, o coração acelera. Já cheguei estressada por não ter dormido e não consegui resolver algumas questões por causa do nervosismo, que me atrapalha muito. Quando estou muito nervosa, o cérebro fica limitado e não consigo raciocinar direito."
Para Jady Auada, de 18 anos, a estratégia para espantar a ansiedade é ouvir música em casa e não conversar antes da prova. Após um ano de cursinho, ela tenta ingressar em Engenharia Química. Para a estudante, escrever sobre o que sente antes da prova não ajudaria. "Eu lembraria mais do nervosismo e surgiriam mais coisas na cabeça, mais emoção.

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