Translate

Pesquisar neste blog

Nosso contexto





Nosso contexto

Desde 2004, atuando em Brasília, o ateliê Ato Com Texto tem por objetivo o desenvolvimento pessoal. Nossas atividades estão alinhadas nos três pilares: expressão (ser), criatividade (fazer/agir) e comunicação (relacionar).

- Percurso comunicativo: aperfeiçoamento das relações, em geral, pela comunicação clara, assertiva e empática, a partir da compreensão de como se dá a formação dos discursos e seus significados.
- Percurso criativo: estímulo à criatividade e espontaneidade, visando à descoberta de potenciais e treinamento de habilidades para resolução de problemas e satisfação das necessidades cotidianas.
- Percurso expressivo: ampliação da consciência objetivando melhor expressão de si mesmo, a partir do autoconhecimento com foco na autoconfiança, autoestima, autonomia e autorrealização.

 
Público-alvo

Adultos e jovens*

(*consulte-nos sobre idade mínima)

Benefícios

As atividades do ateliê Ato Com Texto propiciam ao participante:

- promover o autoconhecimento;
- ampliar a consciência e a autonomia do pensamento;
- lidar com bloqueios;
- aperfeiçoar a expressão individual;
- melhorar a comunicação interpessoal e a assertividade;
- estimular a espontaneidade, o processo criativo e a postura ativa;
- fortalecer a autoconfiança e autoestima;
- focar em suas metas para autorrealização, bem-estar e qualidade de vida;
- alcançar maior equilíbrio e harmonia nas relações emocionais, profissionais, sociais;
- promover a ocupação do tempo com atividades significativas e construtivas.

Missão
Ouvir, acolher e compreender para criar e propor atividades que contribuam efetivamente para o autoconhecimento, a consciência, o desenvolvimento e a atitude dos indivíduos, baseadas em estudos, técnicas e recursos comunicativos, simbólicos, artísticos e lúdicos, respeitando cada pessoa e seu contexto.
Valores
Acolhimento
Escuta ativa
Diálogo
Comprometimento
Respeito
Conduta ética
Conhecimento multidisciplinar
Intuição
Criatividade
Espontaneidade 
Confiança
Alegria



Visão
Contribuir para a formação de uma coletividade harmônica, cooperativa e respeitosa integrada por indivíduos conscientes, éticos, ativos e inspirados em sua autorrealização.



Metodologia

Sem perder de vista nossos valores, as atividades do ateliê Ato Com Texto se destacam por estimular – no participante –, de forma multidisciplinar[1] e “na ação”, o autoconhecimento, a consciência, o estabelecimento e o cumprimento de metas pessoais, visando promover a ampliação das habilidades expressivas e comunicativas (verbais e não verbais), bem como a proatividade do indivíduo para o desenvolvimento das competências  necessárias a sua autorrealização e qualidade de vida.

Nos encontros, a partir da experimentação de materiais lúdicos, artísticos ou mesmo diálogos e questionamentos, o participante é motivado a desenvolver sua criatividade e expressar-se de maneira espontânea, tendo a oportunidade perceber melhor o seu “padrão” comunicativo, enfrentar bloqueios e rever suas posturas cotidianas para, assim, torná-las melhores e mais assertivas.

As sessões, com duração média de 50 minutos, são planejadas para atender às necessidades de cada pessoa, com atendimento personalizado e hora marcada. Atendemos, também, grupos, empresas (palestras, workshops) e em domicílio. Periodicamente oferecemos oficinas coletivas.

Atividades[2]
 
- Oficinas de criatividade (Processo criativo e exploração de materiais)
- Terapias expressivas e Comunicação (Escrita terapêutica, Linha da vida, Arteterapia, Comunicação empática e assertiva)
- Coaching (Pessoal, profissional, acadêmico e literário)
- Laboratório da escrita criativa / Clube de leitura
- Orientação de TCC / Planejamento de estudos a partir de 12 anos.

Investimento

Disponibilidade e disposição para experimentar a si mesmo é o primeiro (e maior) investimento. Entre em contato conosco, marque sua visita e venha conhecer de perto as nossas propostas.

Facilitadora dos percursos

Solange Pereira Pinto

Coach, arte-educadora, facilitadora de terapias expressivas, comunicação interpessoal e empresarial. Jornalista e escritora, pós-graduada pelo Instituto de Artes da Universidade de Brasília (UnB) em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas. Graduada em Comunicação Social pelo UniCeub. Formação complementar multidisciplinar: Psicodrama, Coaching, Arteterapia (e outras terapias expressivas), Bioética, Orientação acadêmica, Semiótica, Criatividade e Processos Criativos. Participação em cursos livres: aquarela, pintura em tela, colagem, desenho dinâmico, encadernação artesanal, scrapbook, oficinas de literatura, caligrafia, diário gráfico, escultura, entre outros. Professora universitária em diversas disciplinas, já atuou também como coordenadora do Clube de Leitura do Café com Letras e do projeto cultural “Conversa com Verso” (poesia, música e artes plásticas).

Contatos
(61) 9961.6971 (Vivo)
www.atocomtexto.blogspot.com
www.facebook.com/atocomtexto
SEPS 705/905, Edifício Mont Blanc, sala 210. Brasília-DF CEP 70.390-055





[1] Utilizando referências, técnicas e estudos complementares (psicodrama, arteterapia/terapias artísticas/terapias expressivas, coaching, comunicação, artes visuais, linguística/semiótica, filosofia, literatura,  entre outras áreas do conhecimento)
[2] Trabalhamos também de forma integrada, propondo ao participante experimentar várias técnicas e recursos.


...

"Eis o sujeito, esse sujeito presente a
si mesmo no instante efêmero fugaz
do reflexo, ei-lo aos poucos
enterrado sob sua própria
reprodução, devorado, apagado um
pouco mais a cada mirada, a cada
disparo da câmera, pela
representação congelada de
instantes sempre superados".

Philippe Dubois



....

Postagens mais acessadas

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Oficina de dobraduras